LAAD Expo
LAAD Expo

Governo Federal e estados firmam, em São Paulo, pacto para integrar ações de comunicação, inteligência e operação de segurança

O Governo Federal firmou, na tarde desta terça (10), um pacto com todos os estados da União com o objetivo de promover a integração de ações de comunicação, inteligência e operação de segurança. Coordenado pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o ato aconteceu durante o primeiro dia da LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, que acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo, até quinta-feira (12).

Sobre o pacto firmado durante a LAAD Security, Jungmann declarou que “o pacto abrange um contrato de gestão entre o Governo Federal e os estados que pressupõe a entrega de resultados por parte deles. Nos próximos dias teremos, pela primeira vez, ´dinheiro carimbado` destinado para a segurança, o que vai acabar com a imprevisibilidade de investimentos no setor”, ressaltou Jungmann. Perguntado sobre o montante dos recursos, o ministro disse que aguarda uma posição do presidente Michel Temer.

Presente na assinatura do pacto, o governador de São Paulo, Márcio França,  considera que o acordo é um avanço institucional. “Vai permitir uma integração entre os estados que hoje só é permitida por meio de convênio. Por exemplo: um cidadão comete um delito em São Paulo e está em trânsito por outro estado; a comunicação só pode ser feita se houver uma parceria formal firmada entre os dois governos. O pacto, como foi apresentado pelo ministro, desburocratiza o processo e facilita a relação entre os entes da Federação”, explicou.