PROTOCOLO DO SETOR DE FEIRAS E CONGRESSOS

Procedimentos a serem adotados pela Clarion Events Brasil e pelos expositores

 Atualizado em: 11/06/2020. Pode sofrer alterações.

Procedimentos a serem adotados pela Clarion Events

  • Aferição de temperatura
  1. Todos os participantes (montadores, serviços, expositores, visitantes, congressistas, outros) ao realizarem seu credenciamento devem autorizar o organizador a medir sua temperatura corporal a qualquer tempo, sem prejuízo à imagem ou dolo de nenhuma natureza;
  2. Todos os participantes terão sua temperatura aferida por termômetro infravermelho, individualmente, ao entrarem no recinto da feira, durante montagem, realização e desmontagem do evento;
  3. Equipes de triagem circularão pela feira aferindo temperatura dos participantes com termômetro infravermelho;
  4. Poderão ser utilizadas câmeras para medição de temperatura;
  5. O evento contará com equipe médica fixa no local e ambulância para remoção, durante a montagem, realização e desmontagem. Durante os dias de realização do evento, será utilizada ambulância UTI.
  6. Aqueles que apresentarem temperatura acima de 37.8ºC não terão acesso à exposição e serão encaminhados a um posto médico localizado nas dependências do pavilhão, com capacidade para identificar sintomas da COVID-19 e orientar quanto à procura de ajuda médica.
  • Controle de Acesso
  1. Recomendamos fortemente que portadores dos sintomas da COVID, tendo ou não confirmação da doença, não procurem acessar o pavilhão;
  2. Todos os participantes (montadores, serviços, expositores, visitantes, congressistas, outros) deverão chegar ao evento com suas credenciais já impressas e portar um documento de identidade com foto;
  3. Nas filas de acesso os participantes deverão manter distanciamento mínimo de 2m, seguindo a orientação afixada no piso;
  4. Todos os participantes terão sua entrada permitida nas dependências do evento, mediante o uso de máscara (uso obrigatório) e EPIs (quando obrigatório);
  5. O sistema de controle de acesso será desenvolvido para que não haja contato físico entre as pessoas;
  6. Será implementado um sistema de contagem de pessoas (entrada e saída) para controle do público presente no evento em tempo real;
  7. O atendimento ao público participante será realizado por funcionários devidamente identificados, utilizando máscaras e outros itens de segurança;
  8. Os balcões de atendimento aos participantes serão dotados de barreiras de acrílico/vidro para proteção;
  • Visita à Feira
  1. Os corredores da feira terão identificação da direção do fluxo;
  2. A feira contará com número adequado de banheiros cuja utilização será controlada para evitar aglomeração;
  3. Não serão permitidas aglomeração de pessoas no espaço comum; será disponibilizada uma equipe móvel para fiscalização e orientação;
  4. As áreas de entrada e saída da exposição serão independentes, com controle de fluxo;
  5. Serão utilizadas marcações no piso dos elevadores para garantir o distanciamento social entre os usuários.
  • Alimentação
  1. Nos serviços de alimentação oferecidos pela promotora serão utilizados itens embalados em porções individuais e materiais descartáveis;
  2. As filas de espera levarão em conta o distanciamento social, assim como a ocupação das mesas de almoço;
  3. Os pagamentos de serviços de alimentação, quando for o caso, devem ser feitos on-line.
  • Higienização
  1. Será aumentada a frequência de desinfecção e higienização das áreas públicas, corredores, superfícies, interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas, balcões de atendimento, sanitários, áreas de descarte de lixo e outras;
  2. Será aumentada a frequência de limpeza dos sanitários e da retirada de resíduos;
  3. Serão criados pontos de descontaminação nas entradas dos espaços: álcool em gel, cesto de descarte de máscaras e luvas;
  4. Serão instalados na entrada e saída da feira tapetes com produtos desinfetantes para limpeza das solas dos sapatos;
  5. As portas serão mantidas abertas para evitar o uso das maçanetas e permitir a circulação de ar;
  6. Serão disponibilizados em vários pontos da feira dispensers de álcool gel assim como pias para lavagem das mãos;
  7. Maior frequência na retirada do lixo e disponibilização de lixeiras específicas para descarte de luvas e máscaras;
  8. Higienização dos aparelhos de áudio e vídeo antes de cada utilização, em congressos e seminários;
  9. Monitoramento, em coordenação com o pavilhão, dos foyers, banheiros, equipamentos de ar-condicionado, ductos de ventilação, coisas, exaustores e outros;
  10. Monitoramento, em coordenação com os bombeiros, da higienização após utilização, de cadeiras de rodas, pranchas e colar cervical; 
  • Comunicação
  1. Comunicação para os participantes do evento dos procedimentos e recomendações no que tange as práticas de higiene e segurança em razão da COVID 19, destacando a preocupação primordial com a saúde de todos.
  2. Todas as comunicações da organização do evento serão digitais: catálogo, planta, lista de expositores, agenda de seminários e congressos e programação geral;
  3. Identificação na planta do evento dos pontos de desinfecção, ajuda médica, portas de entrada e saída e outros;
  4. Implementação de comunicação visual com as recomendações de distanciamento social de 2m em todas as dependências do evento, por meio de adesivos de chão;
  5. Inclusão em todos os canais de comunicação da empresa dos procedimentos e recomendações decorrentes da COVID-19.
  6. Capacitação dos colaboradores e de equipes contratadas para orientar os participantes sobre as medidas decorrentes da COVID-19.
  7. Comunicação direta com as Autoridades Locais para compartilhamento de informações relevantes;

Procedimentos a serem adotados pelos Expositores

  1. Não poderá haver distribuição de brindes e amostras nos estandes;
  2. A alimentação utilizada nos estandes deverá ser servida em embalagens individuais e materiais descartáveis;
  3. Recomenda-se aos expositores que utilizem em seus estandes alimentação;
  4. Não poderá haver promoção de ações que possam gerar aglomerações, como apresentações artísticas, coquetéis e happy hour;
  5. Não poderá haver salas de reuniões ou outras áreas fechadas dentro dos estandes (exceção para depósito);
  6. Uso de máscaras e dispensers de álcool gel são obrigatórios dentro dos estandes;
  7. Contratação de serviço de limpeza e higienização fixa, realizada de forma frequente ao longo do dia e antes da abertura de cada dia do evento;
  8. Recomenda-se aos expositores o uso de materiais eletrônicos, evitando o uso de material impresso e cartões de visitas.

 

Após o surto global do COVID-19, a Clarion Events Brasil continua monitorando as mais recentes orientações de saúde pública e dos governos de cada um dos nossos mercados em todo o mundo e agindo de acordo com as orientações governamentais e de saúde pública e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (“OMS”). Apoiamos a posição adotada pela Global Association for the Exhibition Industry (Associação Global da Indústria de Exposições), a UFI, e continuamos comprometidos em oferecer nossos eventos em um ambiente seguro.

Salvo indicação em contrário, nossos eventos ocorrem conforme programado.

A saúde e a segurança de nossos clientes e funcionários são nossa prioridade número um. Pedimos encarecidamente que os expositores e visitantes consultem as diretrizes e protocolos sugeridos pela OMS www.who.int e por autoridades locais/nacionais de saúde pública para conter e atenuar qualquer propagação do vírus.

Como precaução, estamos implementando uma série de medidas adicionais de higiene e comunicação em todos os nossos eventos. Mais informações podem ser encontradas nos sites dos eventos.

Receberemos com prazer os clientes que desejam participar de nossos eventos e que não estejam afetados por restrições de viagem. No entanto, verifique as orientações mais recentes de viagens e diretrizes de entrada no país para o qual você deseja viajar antes de fazer reservas. Por exemplo, vários países impuseram restrições de viagem de/para a China continental.

Tenha certeza de que estamos monitorando a situação com bastante atenção e manteremos os clientes informados de sua evolução. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o evento, entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente.

Para mais informações sobre o COVID-19, acesse www.who.int

************

Escritórios da Clarion:

Brasil: +55 (11) 3893-1300

Reino Unido: +44 020 7384 7700

Alemanha: +49 (0) 521 9 65 3366

Hong Kong: +852 2831 0222

Indonésia: +62 21 8309937

Países Baixos: +31- 346 590901

Singapura: + 65- 659 03970

África do Sul: +27 21 700 3500 / (+1) 888 559 8017

EAU: +971 (0) 4 435 6101