LAAD Expo

Sexta (5) é o último dia para conferir o que há mais inovador no mundo em segurança na LAAD Defence & Security

*Principal encontro dos setores de defesa e segurança da América Latina reúne, no Riocentro (RJ), mais de 450 marcas nacionais e internacionais com soluções, tecnologias, equipamentos e serviços para toda a cadeia de defesa, segurança pública e corporativa

*Expositores animados com a qualificacāo do público visitante e festejam contratos fechados no evento

*A BAE Systems apresenta ao público o blindado M109A5+. O veículo, exposto no estande da empresa na LAAD, foi escolhido pelo Exército e vai integrar a frota da força terrestre já neste ano

Termina amanhã (5), no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), a 12ª edição da LAAD Defence & Security, o principal encontro dos setores de defesa e segurança da América Latina. É a última oportunidade este ano para conferir o que há de mais inovador nos segmentos em soluções, tecnologias, equipamentos e serviços apresentados por mais de 450 marcas presentes no evento. A feira recebe, também, 195 delegações oficiais provenientes de 80 países e mais de 2.500 reuniões oficiais de negócios programadas.

Nesta quinta-feira (4), terceiro dia de LAAD Defence & Security, representantes de grandes nomes da indústria de defesa, como as empresas Rohde & Schwarz, Airbus e Thyssen Krupp, avaliaram o evento e o andamento das negociações comerciais realizadas durante a semana. Os executivos foram unânimes em constatar um aumento no público especializado e interessado nos produtos do setor.

Para o presidente da Rohde & Schwarz no Brasil, Alípio Teixeira, a LAAD 2019 é um marco importante na história da empresa, que completa 20 anos no País. A companhia produz e comercializa produtos de tecnologia de informação e comunicações para usuários profissionais: “Nosso foco agora é em defesa e segurança pública. Isso envolve polícias militares e civis, bombeiros e Forças Armadas.” De acordo com Teixeira, a intenção da Rohde & Schwarz é aumentar cada vez mais o trabalho nessa área e crescer o time de funcionários envolvidos no setor.

Ele comemorou a parceria recém-firmada com a Marinha, por meio do Consórcio Águas Azuis, que irá produzir as novas corvetas da classe Tamandaré. A Rohde & Schwarz será sub-fornecedora no contrato e ficará responsável pela comunicação das embarcações, como antenas e radiocomunicação. “É a primeira vez que vamos trabalhar com a Força Naval. Já tínhamos parceria com o Exército e a Aeronáutica”, explicou o presidente.

Sobre a feira, Alípio Teixeira destacou que recebeu, ao longo desses três dias, diversas autoridades militares e secretários de segurança. “Vi um público qualificado, com poder de decisão em aquisições e projetos”, finalizou.

Reuniões O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Thyssen Krupp para a América do Sul, Fernando Nogueira, também enfatizou que a LAAD, em 2019, teve excelentes oportunidades de reuniões e eventos de agenda, por causa do público qualificado. “O primeiro dia, a de abertura, foi muito bom. Tivemos ainda a assinatura do contrato do Consórcio Águas Azuis durante a feira.”

Proveitosa, ativa e intensa. É assim que o diretor da Airbus Defesa e Espaço na América Latina, Christophe Roux, avaliou esta edição da LAAD. “A feira é sempre importante para nós por ser a maior da região e termos muitos clientes aqui”, disse. E completou: “Recebemos todas as delegações no nosso estande”. A Airbus atua nas seguintes vertentes: aviões militares, espaço, serviços e veículos não tripulados. A Força Aérea Brasileira possui aeronaves da empresa que fazem parte de sua frota.

Empresas investem em lançamentos exclusivos em tecnologia e ração humana
Uma das gigantes em tecnologia no mundo, a Motorola Solutions apresenta na LAAD o conceito de segurança e defesa integrada de ponta a ponta com a tecnologia mais avançada de sensores, dispositivos de mão, softwares, câmeras e inteligência artificial para criar cidades mais seguras e ajudar os oficiais de defesa e segurança pública em cenários de urgência ou do dia a dia. Estão expostas soluções como o LTE Tático, que cria uma bolha 4G no local para integrar diversas soluções, e rádios nos sistemas TETRA e P25, com criptografia que impede que pessoas não autorizadas escutem mensagens ou visualizem dados.

“Trouxemos para a LAAD toda a tecnologia para integrar as comunicações das forças de defesa e segurança pública. São sensores, câmeras fixas ou corporais para agentes em campo, softwares de comando e controle, nuvem e inteligência artificial. São tecnologias disponíveis hoje para o governo e o mercado brasileiro, que já confiam em nossos sistemas de radiocomunicação que fazem parte vital de qualquer organização de defesa e segurança pública. O conjunto de soluções conectadas entrega consciência situacional ao comando e informação avançada para os agentes em campo”, destacou Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil.

Ração operacional Outra novidade apresentada na LAAD 2019 foi a Ração Alternativa de Combate (RAC), resultado de uma parceria realizada entre a Marinha do Brasil e a ProMeal, grupo que assumiu o desafio de envolver empresas nacionais nesta cadeia produtiva. “Conseguimos conscientizar muitas empresas sobre o potencial do segmento e hoje apresentamos os resultados de cerca de três ano de desenvolvimento do projeto apresentado pela Marinha. Aqui na LAAD recebemos convites para reuniões com a direção do Exército e da Aeronáutica para ampliarmos o programa e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, veio ao estande elogiar a iniciativa” destacou Simone Cunha, executiva da ProMeal.

O novo conceito de Ração Operacional tem como foco em melhorar a qualidade nutricional e técnica, com o objetivo de aumentar a performance das tropas e diminuir o absenteísmo. Com pesquisas e estudos feitos no Brasil e no exterior e trazendo conhecimento de forças armadas internacionais, a ProMeal desenvolveu uma alimentação para Forças Armadas, Operações Especiais e Intervenções em Emergências.

Segurança corporativa vive cenário disruptivo e com perspectivas positivas de negócios
Só o segmento de segurança eletrônica privada faturou no Brasil, em 2018, R$ 6,52 bilhões. Para este ano, a perspectiva é de 10% de crescimento e 95% das empresas do setor pretendem lançar novas soluções. Os dados positivos foram apresentados durante o VIII Seminário de Segurança LAAD, evento que acontece paralelo à LAAD Defence & Security, pela presidente da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), Selma Migliori.

Os números revelam o ambiente promissor que o conceito de Segurança 4.0 vem proporcionando ao setor corporativo. “Passamos por um momento em que o segmento discute soluções disruptivas e serviços inteligentes. Outro nicho de mercado que cresce uma média de 150% ao ano é o de portaria remota. Atualmente são duas mil portarias do gênero em um universo de 300 mil condomínios no país. É uma revolução no mercado”, ressaltou.

Antonio de Barros Mello Neves, diretor da ASIS International Chapter São Paulo e gerente de Segurança Empresarial da Heineken, disse que a fusão entre os mundos físico, digital e biológico promovida pela Segurança 4.0 permitirá uma evolução nas relações entre a segurança pública e privada. “Se nós, do setor privado, tomarmos conta do que é intraperímetro, ajudamos na segurança pública do perímetro, o que é, na verdade, o conceito de cidade segura. Para isso é necessária a conectividade e integração que as novas tecnologias permitem”, explicou.

Uber e Serpro fecham contrato para oferecer mais segurança aos usuários
A Uber e o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, anunciaram durante a LAAD Defence & Security, o fechamento de contrato de âmbito nacional. Por meio dele, a Uber poderá obter a confirmação das informações cadastrais dos motoristas parceiros e candidatos a motoristas e de seus veículos, em tempo real, a partir das informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), com a autorização do Denatran - Departamento Nacional de Trânsito. A iniciativa vai permitir que os dados sejam verificados com maior rapidez e eficiência.

A Uber poderá verificar on-line, junto com o cadastro, se estão corretas as informações fornecidas pelos motoristas, como nome, data de nascimento e número de identidade, se a carteira de habilitação está válida ou não, se foi cassada ou não, por exemplo. As fotos dos motoristas também serão verificadas digitalmente, com um software especialmente desenvolvido para isso, denominado Datavalid, que compara as imagens fornecidas pelo condutor com as arquivadas pela autoridade de trânsito, a fim de prevenir fraudes.

A empresa também poderá confirmar a situação do veículo registrado para atuar no aplicativo diretamente dessa base, a partir do fornecimento de dados básicos presentes no CRLV. Com isso, informações sobre eventuais sinistros e roubos poderão ser identificadas mais rapidamente. Hoje todas essas verificações são feitas a partir de documentos digitalmente fornecidos pelos próprios motoristas.

"Segurança é prioridade para a Uber e o trabalho de aprimoramento nesse tema tem de ser contínuo: estamos comprometidos em sempre construir uma plataforma melhor, para proporcionar viagens cada vez com mais recursos de segurança e com mais confiabilidade", explica o diretor de Comunicação da Uber no Brasil, Fabio Sabba. "Acreditamos que por meio da tecnologia conseguiremos oferecer recursos de segurança cada vez mais robustos de forma escalável. A integração com um parceiro com a expertise do Serpro e as informações do Denatran permitirá que os nossos critérios de qualidade e segurança sejam aplicados cada vez com maior eficiência e rapidez."

“O Serpro comemora a contratação, pela Uber, de um produto que explicita o caminho do provimento de soluções digitais para o cidadão. Estamos construindo um Governo cada vez mais digital, acessível às empresas e à sociedade. Essa é a nossa missão. A atuação do Serpro no Governo Digital, impulsionada nesse momento pelo Denatran, resulta em produtos como o Datavalid, que contribuem significativamente para a melhoria do ambiente de negócio das empresas brasileiras”, ressalta o diretor de relacionamento do Serpro, André de Cesero.

BAE SYSTEMS apresenta blindado para força terrestre do Exército
A BAE Systems, mais uma empresa presente na LAAD Defence & Security, apresenta ao público o blindado M109A5+. O veículo, exposto no estande, foi escolhido pelo Exército em 2012 e vai integrar a frota da força terrestre já neste ano. Além dele, outras tecnologias e produtos estão expostos no estande da BAE, demonstrando a capacidade de engenharia que a empresa possui e o interesse na indústria de defesa.

Em conversa com jornalistas, os executivos da companhia ressaltaram que o Brasil é um mercado estratégico para eles. E disseram, também, que pretendem ter as Forças Armadas como parceiras a longo prazo e executar mais projetos no futuro. No caso dos blindados, trata-se de uma parceria onde o Exército recebeu 96 unidades usadas dos Estados Unidos, que segundo o contrato feito governo a governo devem passar por modernização até serem integrados na Força Terrestre. Este ano, serão 32 blindados M109A5+ totalmente remodelados que chegam para o Exército.

Os veículos incorporam diversos sistemas digitais capazes de enfrentar os desafios atuais de Artilharia de Campanha. Possuem suspensão renovada, GPS, radar de velocidade e computador central que faz cálculo de tiro. Este é um dos grandes projetos da empresa em andamento no País. Outra vertente de trabalho da empresa com o Exército é a modernização de 350 blindados M113. Desde 2012 o projeto vem sendo realizado em Curitiba (PR), com apoio técnico e logístico da BAE Systems. Há mais de 50 anos a companhia atua nos domínios terrestre, marítimo e aéreo no País.

Presidente da Condor lança livro sobre história dos armamentos não letais
O presidente da Condor Tecnologias Não Letais, Carlos Erane de Aguiar, aproveitou a participação na LAAD Defense & Segurança para o lançamento do seu livro, O Valor da Vida. A publicação conta a trajetória desse tipo de armamento e da consolidação da Condor como uma das empresas líderes do segmento.

“A Condor cresceu, investiu em pesquisa, conquistou patentes, desenvolveu novas tecnologias, aprendeu com seus erros e foi melhorando a cada dia. E se tornou global. A história da Condor se confunde com a experiência do não letal no Brasil. E é disto que trata este livro: o valor da vida”, afirmou durante tarde de autógrafos que aconteceu hoje.

Mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security chega em 2019 a sua 12ª edição. Reúne bienalmente no Riocentro, no Rio de Janeiro, empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de soluções para as três Forças Armadas e Forças Policiais. Além de exposição, o evento conta com programa de conteúdo exclusivo como o Seminário de Segurança LAAD. Na última edição, em 2017, o evento reuniu 450 marcas expositoras de 36 países, 37.100 visitantes e 183 delegações oficiais de 81 países.

Sobre a Clarion Events
Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. São mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo, que reúnem aproximadamente 700 mil pessoas e 12 mil expositores e patrocinadores. Com presença global, a companhia possui 12 escritórios em 9 países diferentes e está no Brasil desde 2008.

Assessoria de Imprensa – LAAD Defence & Security 2019
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada